Informações:
Proprietário | White Star Line |
Fabricante | Harland and Wolff, Belfast |
Construção | 16 de dezembro de 1908 |
Lançamento | 20 de outubro de 1910 |
Porto de registo | Liverpool, Reino Unido |
Viagem inaugural | 14 de junho de 1911 |
Estado | Desmontado |
Características gerais | |
Tipo de navio | Transatlântico |
Classe | Olympic |
Deslocamento | 52 100 t |
Tonelagem | 46.439 t |
Altura | 53.3 m |
Comprimento | 269 m |
Boca | 28.2 m |
Calado | 10.5 m |
Propulsão | 2 hélices com três lâminas 1 hélice com quatro lâminas |
Velocidade | 21 nós (39 km/h) |
Tripulação | 900 |
Carga | 2 435 passageiros |
História:
No início do século XX a imigração para o então novo mundo, como era denominada a América, era intensa. Muitos procuravam uma nova oportunidade de vida e deixavam para trás a miséria e a fome do antigo mundo. A única forma de travessia era através de navios. E as companhias marítimas não demoraram muito para ver o mercado que estava diante delas. A luta foi intensa entre as companhias marítimas até o surgimento da aviação comercial no fim da década de 1940.
Construção:
O Olympic foi construído nos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, Irlanda, destinado a competir com os navios RMS Lusitania e RMS Mauretania, da empresa rival Cunard Line. O Olympic, juntamente com os seus irmãos da classe Olympic, ainda em construção o Titanic,e o Britannic (originalmente chamado de Gigantic), se destinavam a ser os maiores e mais luxuosos navios a operar.
Comparações com o R.M.S Titanic
O Olympic era muito semelhante ao seu irmão mais novo, Titanic . Embora possuísse menor espaço interno, e, por consequência fosse mais leve, o casco era exatamente do mesmo comprimento que o do Titanic. Mas havia algumas diferenças. Duas das mais notáveis eram que mais da metade da parte da frente do deque A de passeio do Titanic fora substituída por janelas basculantes e a configuração das janelas do deque B diferia das do Olympic. O Titanic tinha um restaurante especial chamado Café Parisien, uma característica que o Olympic não tivera até 1913. Alguns dos defeitos encontrados no Olympic, tais como o rangido na inversão para a marcha à ré, foram corrigidos no Titanic. As luzes e a iluminação natural do deque A eram arredondadas; enquanto que no Olympic elas eram ovais. A ponte de comando do Titanic era maior e mais longa que a do Olympic. Essas e outras modificações fizeram do Titanic 1.004 toneladas brutas maior que o Olympic e assim, o maior navio em atividade em todo o mundo durante sua viagem inaugural em abril de 1912.
Colisão com o HMS Hawke
O primeiro grande acidente do Olympic ocorreu em 20 de setembro de 1911, quando ele colidiu com um navio de guerra britânico, o HMS Hawke, ao largo da Ilha de Wight, na Inglaterra, nas proximidades de Southampton, seu porto-base. Embora o incidente ter causado a inundação de dois de seus compartimentos e um eixo da hélice torcido, o Olympic foi capaz de retornar ao Southampton sob seus próprios motores, sem a necessidade de ser rebocado.
Após o Titanic
Em 14 de abril de 1912, o Olympic, agora sob comando de Herbert James Haddock, estava em uma viagem de volta de Nova York (em rota diretamente oposta à do Titanic). O operador Ernest James Moore recebeu o pedido de socorro do Titanic, mas o Olympic se encontrava muito distante, a cerca de 500 milhas náuticas (930 km) à sudoeste do Titanic. O Capitão Haddock calculou um novo curso, ordenou toda força aos motores e dirigiu-se para prestar o socorro.
do telégrafo
Quando o Olympic estava a cerca de 100 milhas náuticas (190 km) de distância da última posição conhecida do Titanic, recebeu uma mensagem do Capitão Rostron (capitão do RMS Carpathia), explicando que continuar em direção do Titanic não adiantaria nada.
Quando o Olympic se ofereceu para levar os sobreviventes de volta para a casa, foi acaloradamente recusado pelo Capitão Rostron, que horrorizado, estava preocupado com relação ao pânico que isto geraria entre os sobreviventes do Desastre, ao verem uma cópia do Titanic surgir de repente e que se requisitasse para que subissem a bordo. O Olympic então retomou a sua viagem para Southampton, com todos os espetáculos musicais a bordo cancelados como um sinal de respeito, chegando em Southampton em 21 de Abril
Em Tempo de Guerra
Abaixo uma relação dos ataques que ocorreram contra o Olympic durante a Primeira Grande Guerra Mundial. O Olympic participou ativamente entre Setembro de 1915 a Julho de 1919.
Novembro de 1915 Perseguido por um submarino alemão ao largo de Cape Matapan, Grécia.
Janeiro de 1916 Um submarino disparou dois torpedos contra o Olympic, sem atingi-lo.
Fevereiro de 1916 Foi atacado por aviões inimigos, mas sobreviveu ileso ao confronto.
06 de Maio de 1918 Localizado por um submarino alemão UB-72, mas devido a grande distância n
ão houve confronto.
12 de Maio de 1918 Localizado novamente e atacado por um submarino alemão UB-103. O Olympic conseguiu evitar o torpedo, rapidamente virou e abalroou o submarino, que afundou logo em seguida. Foi o único navio mercante a afundar um verdadeiro navio de guerra ( submarino ) durante a Primeira Guerra Mundial. O Olympic voltou para Southampton com pelo menos duas chapas de proa torcida para o lado, mas não rompida.
Em agosto de 1919 o Olympic voltou para Belfast para restauração para o uso no serviço comercial. Seu interior foi modernizado e suas caldeiras foram convertidas de queima de carvão para petróleo. O petróleo apesar de ser mais caro do que o carvão na época reduziu o tempo de reabastecimento de dias para horas e permitiu que o pessoal da sala de máquinas fosse reduzido de 350 para 60 pessoas. Durante os trabalhos de conversão na doca seca um dente com 45,72 cm de espessura com uma rachadura de 15,24 cm foi encontrado no centro do casco, 14 metros abaixo de sua linha d'água (linha de flutuação), mais tarde foi celebrado por ter sido causado por um torpedo que não conseguiu detonar.
Última Viagem
Em Março de 1935 o RMS Olympic fez a sua última viagem para Nova Iorque e foi vendido para um milionario francês que pretendia convertê-lo em um navio-museu .Porém seu plano fracassou e foi obrigado a vende-lo para Sir John Jarvis por 100.000 mil libras e futuramente demolido na cidade de Jarrow na Inglaterra juntamente com o RMS Mauretania, terminando assim a era de ouro.
Muitos de seus acessórios, decorações e painés foram leiloados e se encontra presente em hotéis, transatlânticos modernos e museus.
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Amei esse blog , esses tipos de assunto sempre me interessou conheço quase tudo sobre a classe olympic e também sei fazer navios e já fiz o Titanic e o Britannica. Gostei
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